Monday, May 04, 2009


Até o dia 29 de junho de 2009, exposição do projeto Os Amigos da Gravura, no Museu da Chácara do Céu em Santa Teresa.
O Museu Chacára do Céu inaugura, no dia 12 de março, ao meio dia, a exposição Velofluxo da artista Suzana Queiroga, com curadoria de Fernando Cocchiarale. A mostra marca a primeira edição de 2009 do tradicional projeto Amigos da Gravura, iniciado em 1953 (até 1957) pelo patrono do museu, o colecionador e mecenas Raymundo de Castro Maya e reeditado a partir de 1992 pela diretora Vera de Alencar. Também como parte da exposição do museu, a artista coloca no ar um balão de 20 metros de altura e 19 de diâmetro que fará voôs com o público no no Aterro do Flamengo e no Parque dos Patins na Lagoa.
Os trabalhos da série Velofluxo, concluídos pela artista em 2008, são pinturas, gravuras, desenhos e objetos que trabalham com as possibilidades plásticas da malha urbana. Refletem a cidade como um fluxo de redes e grades em movimento ininterrupto que se modificam ao longo do tempo e alteram as configurações físicas dos grandes centros.
“Baseados em plantas de espaços urbanos reais (Londres, Berlim, Milão, Rio de Janeiro, Brasília, etc.), sem, contudo, descrevê-los, os Velofluxos são trabalhos sobre redes de fluxos (análogos às malhas urbanas) e suas irradiações no tempo. Mas eles são, sobretudo, paisagens pintadas segundo pressupostos bastante diversos daqueles das cenas ao ar livre que se descortinavam através da janela pictórica renascentista”, explica Fernando Cocchiarale, curador do Projeto Velofluxo.
“A questão do fluxo, que acompanha meu trabalho há alguns anos, encontrou, na imagem das cidades, conexão direta com as idéias de interconexão de redes, como as dos mapas; onde se entrelaçam as diversas partes do tecido urbano, mapas de ruas, viário, ferroviário, metrô, redes dos sistemas de água, eletricidade, internet, etc.”, complementa Suzana Queiroga. A exposição Velofluxo, teve uma bem sucedida temporada ano passado no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília. A versão carioca traz novidades como a gravura Velofluxo feita especialmente para o projeto Amigos da Gravura e duas pinturas em grande escala ainda inéditas. Também serão mostrados uma série de desenhos e pinturas que apresentam o pensamento plástico e conceitual da exposição e, ainda, o balãozinho Soft Velofluxo, que é uma réplica em miniatura do balão Vôo Velofluxo.